TENDÊNCIAS DE MERCADO NA COMPOSIÇÃO DE UM BOM CARDÁPIO

Continuando o post anterior, falarei agora sobre os pilares que fundamentam a base de um bom cardápio.

  • Tendências de mercado

  • Custo de mercadoria vendida (CMV)

  • Layout X Visual merchandising

  • Precificação

  • Aproveitamento de matéria-prima

Tendências de Mercado

Quando falamos sobre tendência, entendemos que a palavra deriva de comportamento. Este comportamento pode ter iniciado por um tipo de música, movimento artístico atual, conscientização alimentar, política, ecológica ou até mesmo da moda.

Empresas como a WGSN, focadas em comportamento humano, por muitas vezes dão o DRIVE do que o mercado será no próximo ano em matéria de comportamento. A PANTONE, nos dirá em cima de pesquisas qual será a cor de 2016. A NRA verá tendências comportamentais e globais com chefs do mundo todo e enviará relatórios sobre as maiores procuras na culinária.

Podemos ter o apogeu por parte dos consumidores dos modelos fast food, slow food, confort food, raw food, cruditivismo, casual dinning, fine dinning, up scale, food truck, bike truck, tudo truck e assim segue.

A automação do processo culinário que nos leva à automatização dos clássicos e abre uma enorme porta para a criatividade, que através das máquinas passa-se a se fazer possível. Sem a industrialização, o tempo é curto para a criação por muitas vezes em processos repetitivos na cozinha.

Esta tendência será a alma de um bom cardápio e será voce que irá defini-la, dependendo do rumo que seu negócio vá caminhar.

No próximo post falarei de CMV.

Até lá!

Vídeos WGSN e NRA:

https://www.youtube.com/watch?v=8n8YR1VXusU&list=LLBsQf5nYRdoG6v8_4Utp78w&index=3

https://www.youtube.com/watch?v=sqHJIGpfCd0

Últimos Posts
Posts Recentes